Postado em: 07/12/2014
Brasil: BELÉM PA
BELÉM PA
Brasil
Compartilhe
BELÉM PA
07/12/2014 – DOMINGO - SOL 36°C
KM: 83.310
Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser percebidos em cada esquina; na gastronomia, nas mangas que caem no folclore, nos sorvetes de frutas regionais... A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616, quando foi construído o Forte do Presépio, um dos lugares que você não pode deixar de visitar.
Hoje de manha saímos do hotel e fomos visitar a casa das Onze Janelas e o forte, O Palacete das Onze Janelas foi construída no século XVIII como residência de Domingos da Costa Bacelar, proprietário de engenho de açúcar. Em 1768, a casa foi adquirida pelo governo do Grão-Pará para abrigar o Hospital Real. O projeto de adaptação é do arquiteto bolonhês José Antônio Landi. O hospital funcionou até 1870 e depois a casa passou a ter várias funções militares. Em 2001, o Governo do Estado do Pará assinou com o Exército Brasileiro um convênio, alienando os terrenos da Casa das Onze Janelas e do Forte do Presépio em favor do turismo em Belém, hoje o palacete é um dos cartões postais da capital paraense, é também um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade Velha.
Depois visitamos também a Igreja da Sé, A catedral de invocação de Santa Maria da Graça da cidade de Belém do Grão Pará é um dos mais belos templos do Brasil como imponência de arquitetura, com arte religiosa e como riqueza sóbria do interior. Sua origem remota foi pequenina remida coberta de palha, que Francisco Castelo Branco fez erguer no Forte do Presépio, em 1616, sob o orago de Nossa Senhora da Graça, alguns anos depois transferida para o local onde hoje se encontra.
Reconstruída em 1755 pelo arquiteto Antônio Landi, em estilo barroco-colonial e neoclássico. Destacam-se os painéis pintados e ricamente emoldurados nos altares, substituindo as imagens tradicionais.
Saímos dali e fomos visitar o Mangal das Garças, criado nas margens do Rio Guamá, no centro histórico da capital. O local é um parque ecológico revitalizado, ocupando uma área de 40 mil metros quadrados no entorno do Arsenal da Marinha. O ponto de partida do projeto foi à preservação de uma vegetação nativa chamada Aningal, mas o local abriga também outros pontos como o grande lago central, caminhos sinuosos, canteiros, áreas de estar e equipamentos de lazer, sendo que os lagos artificiais possuem aves pernaltas, marrecos e quelônios. Ali estava acontecendo um teatro ao ar livre para crianças e nos ficamos sentados por instantes observando como as crianças estavam envolvidas com a peça teatral foi muito legal!Não posso deixar de falar que o calor é quase insuportável mesmo sendo de manha ainda. Depois visitamos o portal da Amazônia a nova orla revitalizada da cidade de Belém e após fomos almoçar no restaurante Picanha & Cia a casa dispõe de mais de trinta cortes de carne no cardápio. Entre eles, o contrafilé de wagyu (250 gramas), vem acompanhado de purê de abóbora japonesa, e também tem peixes no cardápio depois retornamos ao hotel onde desancamos e a noite fomos à missa na catedral de Belém.