Postado em: 06/11/2014

Compartilhe

06/11/2014 – QUINTA FEIRA - SOL 27°C

KM: 82.496

Boa Vista capital do Estado de Roraima, única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador. Tem uma população de 261.000 habitantes. O município é plano em quase sua totalidade, o que favorece sua organização. Apenas 10% de suas terras possuem uma pequena inclinação.

O turismo ainda é mais freqüente no interior, a cidade de Boa Vista é ponto de partida para os vários roteiros de eco turismo pela selva amazônica. Boa Vista foi o primeiro povoamento caracteristicamente urbano de Roraima, por isso sua história confunde-se com a do estado de Roraima, fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, quando inúmeras fazendas estabeleceram-se ao longo dos rios da bacia do rio Branco.

Acordamos de manha e ainda estava escuro a Sonia me pediu que eu procurasse uma padaria, pois ela estava com vontade comer o nosso famoso pãozinho Frances então perguntei ao frentista do posto onde tinha uma padaria ele me informou que a três quadras dali tinha uma padaria então enquanto ela preparava o café eu fui buscar o pãozinho. Na padaria pedi quatro Paes e tentei pagar com uma nota de cinqüenta reais a única que eu tinha no bolso,acreditem a senhora que estava na padaria era a proprietária ela me disse o seguinte não tenho troco pode levar estes Paes e se algum dia passar por aqui me pague.Fiquei espantado pois mesmo eu dizendo que não era de Boa Vista ela disse isso...

Retornei ao Motor Home tomamos café com pãozinho Frances que delicia. Depois ate tentei trocar os cinqüenta reais para voltar à padaria mais não consegui então seguimos rumo a Manaus a distancia no GPS era de setecentos e setenta cinco quilômetros, pela BR-174

A implantação da BR-174 deu-se na época do regime militar, na década de 70, pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção. Naquele período, não houve pavimentação, apenas  uma estrada foi construída para dá acesso terrestre aos estados de Roraima e Amazonas.

O asfaltamento e pavimentação da rodovia só aconteceram vinte anos depois de sua implantação, nos anos 90. A BR-174 – com mais de 900 quilômetros de extensão- é a principal rodovia federal de Roraima. Responsável por ligar Manaus/AM – Boa Vista/RR e a Venezuela, a rodovia passou ao longo dos anos por vários trabalhos de conservação, obras e problemas devido ao clima atípico da região.Desde a implantação da BR-174 induziu se o fechamento do trecho que compreende a reserva Wamiri-Atroari no horário das 18h às 6h diariamente, pelos indígenas daquela comunidade. O trecho bloqueado corresponde a uma faixa de 123 quilômetros de rodovia impedindo o trânsito de veículos, exceto ônibus interestadual. Então nos programamos para podermos ultrapassar este trecho antes de horário, paramos para almoçar antes da reserva logo após o almoço seguimos viagem e logo chegamos à cidade de presidente Figueiredo e em seguida Manaus, ao chegarmos quase cinco horas da tarde fomos direto a agencia da Iveco agendar nossa revisão e depois enfrentamos um enorme engarrafamento ate o hotel Ibs no distrito industrial onde nos hospedamos, pois no dia seguinte vamos ficar sem o Tupy que ficara o dia todo na revisão merecida mente.

Fotos

Brasil

OURO PRETO

19/01/2014 a 12/01/2015
358 dias de viajem...