Postado em: 14/10/2014

México: PALENQUE / CHICHÉN ITZÁ

PALENQUE / CHICHÉN ITZÁ

México

Compartilhe

PALENQUE / CHICHÉN ITZÁ

14/10/2014 – TERÇA FEIRA - SOL 28°C

KM: 76.433

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e econômico da civilização maya.

 “Uma das novas Sete Maravilhas do Mundo”

O mais notável em Chichén Itzá não é o tamanho dos edifícios, mas o dos espaços que os separam. A arquitetura da cidade privilegia a circulação e a reunião de multidões.
Os edifícios em estilo maya-tolteca na parte norte da cidade, ao redor da Plaza Principal, e as lendas sobre o exílio do rei tolteca Quetzalcoatl (Kukulcán) em Chichén Itzá, indicam que a cidade se renovou com a invasão tolteca.

Chichén Itazá é o mais conhecido dos sítios arqueológicos maias de Yucatan, foi nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo”. O sítio arqueológico abrange uma área de 6,5 quilômetros quadrados e pode ser visitado num só dia. Conta com duas zonas arquitetônicas próprias. A zona sul, remonta-se ao século VII e mostra a primeira construção no estilo maia Puuc tradicional da região de Yucatan. A zona central foi construída depois da chegada dos toltecas, por volta do século X, e mostra a especial fusão dos estilos arquitetônicos Puuc e do planalto central de México.

As vistas e estruturas mais impressionantes de Chichén Itza estão localizadas na região central. Aí você encontrará o Jogo de Bola, várias plataformas, templos e o espetacular Castelo (Pirâmide de Kukulkán), uma enorme pedra de 25 metros que mostra o calendário maia. Os guerreiros toltecas estão representados nas gravuras que se acham ao redor da entrada, na parte superior o Castelo. Os guias locais no sítio oferecerão-lhe a informação detalhada sobre Chichén Itzá, e inclusive te levar a um cenote (uma poça subterrânea). Acreditam que o Cenote Sagrado que se acha em Chichén Itzá foi utilizado pelos antigos maias com fins cerimoniais, incluindo os sacrifícios humanos.

Todos os anos, durante os equinócios de primavera e outono, o sol cria a ilusão de uma serpente subindo e descendo escadas da Pirâmide de Kukulkán, um fenômeno fantástico que atrai grandes multidões. A ilusão é reproduzida no espetáculo de luz e som que é realizada todas as noites no sítio arqueológico. Você pode percorrer os sítios arqueológicos de Chichén Itzá num dia de excursão, ou passar a noite na Fazenda Chichen, um lugar do século XVI, maravilhosamente restaurado e transformado num luxuoso hotel e spa.

Depois de visitarmos esta Maravilha, fomos ao centro da cidade almoçar e seguimos em direção a cidade de Valladoid onde paramos para trocarmos mais alguns dólares para abastecermos, pois os postos de gasolina não estão aceitando cartão de credito por aqui e em seguida seguimos para a cidade de Cancun que fica a apenas duzentos quilômetros das ruínas, chegamos já era mais de seis horas da tarde resolvemos dormir no hotel Íbis, pois o calor estava de mais e não iríamos conseguir energia elétrica e por aqui não tem camping então fomos direto para o Íbis e nos instalamos.

No dia seguinte levantamos mais tarde tomamos café da manha e depois da uma hora da tarde saímos do hotel, fomos almoçar ali perto mesmo aproveitando ainda o estacionamento do Tupy e depois seguimos para a zona hoteleira de Cancun onde nos hospedamos no hotel Paradisus Cancun Resort.

Fotos

Brasil

OURO PRETO

19/01/2014 a 12/01/2015
358 dias de viajem...

  • Fotos

    6000

  • Km rodados

    75.199

  • Países

    18

  • Litros de Diesel

    10.574 L

  • Diesel mais caro (L)

    5,10 R$

  • Maior Km / dia

    1.127 K

  • Maior Altitude

    4.747 M

  • © 2014 Aventura Pelas Américas

    by Mediaplus